Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio do neurodesenvolvimento (dificuldades no desenvolvimento que se manifestam precocemente e influenciam o funcionamento pessoal, social, acadêmico ou pessoal), definido por sintomas de desatenção, desorganização ou hiperatividade e impulsividade (fonte: DSM-5).
O TDAH está presente em cerca de 5% da população mundial e sua prevalência é maior entre os meninos (para cada 01 menina, temos aproximadamente 2 meninos com TDAH).
A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam o transtorno podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico dessas crianças.
O transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) não tem uma causa única específica. Potenciais causas do transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) incluem fatores genéticos, bioquímicos, sensório-motores, fisiológicos e comportamentais
O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação clínica detalhada. Deve-se identificar um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que prejudique o funcionamento ou o desenvolvimento do indivíduo. A investigação foca em comportamentos característicos de desatenção, impulsividade ou uma combinação de ambos.
Para confirmar o diagnóstico, é necessário que seis ou mais sintomas estejam presentes por pelo menos seis meses, em um nível incompatível com o estágio de desenvolvimento e com impacto negativo significativo nas atividades sociais, acadêmicas ou profissionais. Em adolescentes e adultos a partir de 17 anos, pelo menos cinco sintomas devem ser identificados, sendo obrigatória a presença de sinais desde a infância, com início antes dos 12 anos de idade.
É essencial haver evidências claras de que os sintomas interferem ou reduzem a qualidade do funcionamento social, acadêmico ou ocupacional. Além disso, os sintomas não devem ocorrer exclusivamente durante episódios de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico, nem serem melhor explicados por outros transtornos mentais, como transtornos de humor, ansiedade, dissociativos ou de personalidade.
O tratamento geralmente inclui farmacoterapia com estimulantes ou outros medicamentos, terapia comportamental e intervenções educacionais
Crianças com TDAH apresentam com frequência:
Pessoas com alteração de processamento visual central podem ter prejuízos atencionais importantes. Esses prejuízos podem ocorrer tanto na Via Ventral, que vai do lobo occipital ao temporal e é responsável pela visão consciente. Alterações nesta área podem estar relacionadas à atenção, identificação e reconhecimento de detalhes.
Outra via de processamento visual que pode estar prejudicada é a Via Dorsal, que vai de lobo occipital para parietal e é responsável pela procura, direcionamento da atenção e por guiar o movimento visualmente. Esta via fornece substratos para que as áreas frontais avaliem e pesquisem a cena visual, façam escolhas e facilitem a orientação visual precisa do movimento do corpo.
Atividades que potencializem a identificação de detalhes em cenas, de mapas de saliência e organizem movimentações oculares podem contribuir para a intervenção em TDAH, em especial quando utilizadas em intervenções multimodais ( que estimulem outras habilidades de forma integrada).